Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

24 de agosto de 2021
Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

A importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças é tema da campanha Agosto Dourado, criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Conheça mais!

Agosto Dourado, sua importância

O aleitamento materno é considerado o alimento mais completo para bebês por inúmeros motivos, dentre eles:

– Contém alto valor nutricional;
– É repleto de anticorpos que são transmitidos para o bebê o que é fundamental para a saúde e resistência a diversas doenças;
– Reduz chances de desenvolver doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, infecções e alergias; 
– Provoca efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo; 
– Aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê.

Por todos esses motivos, ele é recomendado como única fonte de alimento pelo menos até os 6 meses de idade, podendo ser prolongada até os dois anos de idade ou mais.

Toda a campanha acontece porque, segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas 39% dos bebês são alimentados com exclusividade até os cinco meses de vida. Esses dados são reflexo de uma série de desafios enfrentados pelas mulheres.

Desafios

Dentre os desafios que as mulheres encontram ao amamentar estão a falta de rede de apoio, informação e de profissionais que ajudem nesse processo. 

A amamentação pode ser difícil nos primeiros dias e para combater essa situação vale a pena procurar ajuda pediátrica, buscar informações sobre os formatos dos seios e auréolas e se livrar dos mitos que permeiam esse ato.

Vale ressaltar também que, apesar do aleitamento materno ser recomendado por pelo menos os 6 meses iniciais de vida do bebê, esse processo não pode invalidar as mães. Se estiver com dificuldade em alimentar o bebê através desse formato e precisar tirar uma pausa para compreender quais serão os próximos passos, faça isso com o acompanhamento de um médico de sua confiança.

Outra dica valiosa é, se possível, buscar ajuda especializada para esse momento. Uma consultora de amamentação pode identificar situações atípicas e ainda, orientar a mãe para a melhor forma de amamentar seu bebê.

E para mais informações e dicas não deixe de seguir as nossas redes sociais: Instagram e Facebook

Referências:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-08/agosto-dourado-amamentacao-previne-doencas-da-infancia
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/07/campanha-incentiva-o-aleitamento-materno-no-brasil
https://www.sbp.com.br/especiais/agosto-dourado/

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Newsletter

Receba nossas dicas e notícias por e-mail

    Nossas Marcas

    NEOPLAST
    NEO VACCUM I
    ROLLMED
    Topscien
    Neolab Import
    Neolab Odonto
    Whatsapp