Anemias – Causas, sintomas, tratamento

28 de junho de 2021
Anemias – Causas, sintomas, tratamento

Anemia é um distúrbio sanguíneo, que consiste na diminuição no conteúdo de hemoglobina (proteína) nos glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias ou eritrócitos.

Estes são responsáveis por transportar o oxigênio dos pulmões para as células do corpo como um todo. Com a diminuição da oxigenação, todo o organismo sofre, porém, os órgãos mais afetados são músculos, coração e sistema nervoso central (SNC). 

Em relação à sua prevalência, os afetados são principalmente crianças abaixo de 2 anos e mulheres, sendo que 30% da população mundial é anêmica, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sintomas de anemia

Alguns sinais e sintomas frequentes em anemias são: fraqueza, cansaço, sono, indisposição, dor de cabeça, unhas fracas, pele seca, queda de cabelo, falta de apetite, palidez nas mucosas dos olhos e boca, falta de ar, tontura, coração acelerado, mãos e pés frios, sensação de desmaio e icterícia.

Os valores de referência da concentração de hemoglobina normais:

Importante ressaltar que a anemia não é doença, e sim um sintoma causado por alguma alteração, e por esta razão deve ser investigada.

Tipos

Abaixo falaremos um pouco dos tipos de anemias: 

  1. Anemia por carência nutricional – Muitas vezes a anemia é causada por alimentação deficitária, entre eles:

    a) Anemia ferropriva: Uma das anemias mais comuns (representa cerca de 90% dos casos), sendo causada pela deficiência de ferro. Este mineral é responsável pela fabricação das hemácias e transporte do oxigênio, estando presente em carnes vermelhas, leguminosas e vegetais escuros. A ocorrência deste tipo de anemia se deve à má absorção de minerais pelo organismo ou alimentações restritas.

    b) Anemia megalobástica: Causada pela carência de vitamina B12 e/ou ácido fólico – importante para o Sistema Nervoso Central (SNC). A vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal, enquanto o ácido fólico está presente em frutas e vegetais com folhas verdes. Esta anemia acontece devido a restrições alimentares, alterações intestinais que impedem absorção como doença de Crohn, doença celíaca ou cirurgia bariátrica e alcoolismo.
  1. Anemia por perda sanguínea – pode ser crônica ou aguda, como em cirurgia, ferimentos hemorrágicos, período menstrual, úlceras gastrointestinais, verminoses, entre outras. 
  1. Anemia provocada por doenças:

    a) Anemia falciforme: ocorre quando as hemácias possuem formato de foice e perdem flexibilidade devido a uma alteração genética, sendo uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil. Esta forma de foice faz com que as células sanguíneas tenham um tempo de vida menor, levando a um quadro frequente de anemia.

    b) Talassemia: também conhecida como anemia do Mediterrâneo, é uma doença hereditária em que ocorre a produção anômala de hemoglobina.  São classificadas de acordo com a cadeia de aminoácidos afetada: alfa (alfa-talassemia) ou beta (beta-talassemia). 

Podem ser classificadas em:

  1. Talassemia menor: causa sintomas leves ou nenhum sintoma
  2. Talassemia intermediária: sintomas leves a graves
  3. Talassemia maior: sintomas graves que necessitam de tratamento

Além dos sintomas comuns da anemia, como fadiga, falta de ar, palidez, a alfa-talassemia maior pode causar um aumento no tamanho do baço, o que leva a sensação de inchaço e desconforto abdominal.

Já na beta-talassemia maior, a pessoa apresenta fadiga, fraqueza, falta de ar, icterícia (pele e branco dos olhos amarelados), úlceras na pele e cálculos biliares, podendo também ter o baço aumentado. Por possuírem uma medula óssea hiperativa, alguns ossos, como da cabeça e face, podem ficar mais espessos e maiores e os ossos longos dos braços e pernas podem ficar fracos e sofrer fraturas com maior facilidade.

c) Leucemias e tumores na medula óssea podem ocasionar anemias de forma frequente.

d) Anemia aplástica: Algumas infecções, condições autoimunes ou até mesmo exposição a produtos químicos podem ocasionar doença na medula óssea, levando a uma produção insuficiente de todas as células sanguíneas (hemácias, glóbulos brancos e até mesmo plaquetas).

e) Anemia hemolítica, também conhecida como AHAI: É uma doença autoimune, em que o próprio organismo produz anticorpos que reagem contra os glóbulos vermelhos, destruindo-os e provocando assim a anemia. Tratada com uso de medicamentos para regularizar o sistema imune como corticoide e imunossupressores. Como as hemácias são destruídas no baço, em alguns casos é indicado a retirada do mesmo (esplenectomia).

Outras doenças crônicas podem causar anemia, como por exemplo, doença renal, hepática, reumatológicas e câncer.  

Tratamento

Para avaliar qual o melhor tratamento, primeiro deve-se saber qual tipo de anemia está sendo caracterizada. Se for por carência de nutrientes, estes podem ser repostos por meio de suplementos (vitaminas, sulfato ferroso, ácido fólico, entre outros) e correção na alimentação como: consumo de carne vermelha, fígado, coração e miúdos, aves, peixes, leguminosas (feijão e lentilha), verduras (couve, brócolis, rúcula, agrião, couve-flor, espinafre, etc.).

Para as anemias que estão relacionadas a doenças autoimunes, indica-se o uso de imunossupressores, mulheres com período longo e intenso de menstruação é indicado o uso de contraceptivos orais e para as anemias hereditárias, é aconselhado o acompanhamento médico para eventuais reposições de sangue e suplementação.

A prevenção é sempre o melhor caminho. Cuidando de você, você cuida dos seus!

Não somos apenas uma empresa, mas sim uma Organização de Valores. Neolab, Compromisso com o próximo.

E para mais informações e dicas não deixe de seguir as nossas redes sociais: Instagram e Facebook

Referências:

https://pebmed.com.br/anemia-megaloblastica-e-suas-alteracoes-morfologicas/ Acessado em 04/06/2021

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-sangue/anemia/talassemias. Acessado em 04/06/2021

https://www.tuasaude.com/anemia-hemolitica/ Acessado em 04/06/2021

https://www.fleury.com.br/manual-de-doencas/anemia. Acessado em 04/06/2021

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/07/09/anemia-quais-as-causas-sintomas-e-como-tratar-o-problema.htm Acessado em 04/06/2021

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Newsletter

Receba nossas dicas e notícias por e-mail

    Nossas Marcas

    NEOPLAST
    NEO VACCUM I
    ROLLMED
    Topscien
    Neolab Import
    Neolab Odonto
    Whatsapp