Informações sobre exames laboratoriais que você precisa saber

21 de junho de 2021
Informações sobre exames laboratoriais que você precisa saber

Em 1921, existiam apenas 70 tipos de exames laboratoriais. Hoje, segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Laboratorial e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), são em torno de 3.500. Com o avanço da tecnologia, exames que costumavam levar horas para serem realizados, hoje são feitos em minutos. 

Mesmo assim, ainda há muita desinformação circulando nos mais variados segmentos da saúde. Por isso, com frequência, a SBPC/ML publica materiais de apoio para ajudar profissionais da área a aprofundar os conhecimentos sobre o assunto.

Confira algumas informações importantes referentes à realização de exames: 

1# Importância dos exames

Os resultados de exames laboratoriais apoiam cerca de 70% das decisões médicas, sendo de extrema importância para que tenhamos diagnósticos mais assertivos. Existem diferentes tipos de exames, que podem ser realizados em conjuntos ou não, para embasar teorias e confirmar suspeitas / indícios  a respeito do estado de saúde de um paciente. 

2# Quantidade de exames

Os laboratórios clínicos recebem os pacientes com pedidos de exames solicitados pelos médicos e realizam apenas os testes destes  ali descritos, não tendo influência na decisão médica em relação à quantidade ou tipo de exames a serem realizados. 

No entanto, é inegável o papel relevante do laboratório clínico em disseminar conhecimentos relativos à medicina laboratorial junto à comunidade médica. Além disso, o laboratório pode, quando solicitado, assessorar o médico na hora de escolher exames adequados e auxiliar na interpretação de resultados.

3# Jejum antes dos exames

O jejum pode ser dispensado para diversos tipos de exames laboratoriais. Isso acontece por conta do avanço tecnológico que auxilia na interpretação dos resultados em diferentes estados metabólicos. Ainda assim, vale lembrar que todo exame requer algum tipo de preparação por parte do paciente, inclusive, eventualmente,  é solicitado o cumprimento de uma dieta especial ou até mesmo a suspensão de determinado medicamento. Por isso, sempre confirme com o  laboratório se há a necessidade de jejum ou de qualquer outro preparo. 

4# Retirada dos exames

De acordo com os dados obtidos pela SBPC/ML e fornecidos por laboratórios clínicos, o percentual de exames não retirados é inferior ao próprio paciente é de 5% do total.

Muitos resultados – como aqueles que apresentam valores críticos – são comunicados pelos laboratórios diretamente aos médicos solicitantes. Neste caso, os pacientes recebem resultados por e-mail, telefone, SMS ou os acessam diretamente no site do laboratório. 

De acordo com os dados obtidos pela SBPC/ML e fornecidos por laboratórios clínicos, o percentual de exames não retirados é inferior ao próprio paciente é de 5% do total.

Agora que trouxemos algumas informações importantes referentes aos exames laboratoriais, lembre-se que a Neolab®está ao seu lado para oferecer os melhores produtos para laboratórios. Isso garante a qualidade que você precisa na realização dos exames e que os pacientes merecem.

A Neolab® é reconhecida por fazer uma rigorosa seleção de produtos certificados seguindo os padrões internacionais de qualidade e segurança. Desse modo, todos os nossos produtos passam por critérios minuciosos em todos os processos, ou seja, desde a chegada até o pós venda. 

Acesse o site e solicite orçamento para itens como: tubos de coleta com e sem vácuo e agulhas para coleta  de sangue.

REFERÊNCIAS

http://www2.ebserh.gov.br/web/hc-ufg/exames/preparo-para-exames

http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/livro_coleta_biologica2013.pdf

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Newsletter

Receba nossas dicas e notícias por e-mail

    Nossas Marcas

    NEOPLAST
    NEO VACCUM I
    ROLLMED
    Topscien
    Neolab Import
    Neolab Odonto
    Whatsapp