Conheça a Vacina BCG, que protege contra a tuberculose

01 de julho de 2021
Conheça a Vacina BCG, que protege contra a tuberculose

Criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, a vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin) tem por objetivo principal proteger contra a tuberculose, causada pelo bacilo de Koch – Mycobacterium tuberculosis. 

Esta doença é contagiosa, sendo transmitida pelo ar através da tosse, espirro, fala e por pessoas assintomáticas. 

Hoje sabemos que a tuberculose, não afeta apenas  os pulmões, mas pode afetar também os ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro), entre outros. 

Sintomas da Tuberculose

O principal sintoma causado pela tuberculose pulmonar (transmissível) é a tosse prolongada (por mais de 3 semanas), sendo acompanhada de expectoração com sangue, falta de ar, febre (noturna), cansaço, emagrecimento e suor noturno.  

Prevenção

A principal maneira de prevenir a doença é através da vacina BCG.  Apesar de não ser 100% eficaz na prevenção contra a tuberculose pulmonar, quando aplicada em massa, protege e permite a prevenção contra as formas graves da doença como: meningite tuberculosa (doença que se instala no cérebro) e tuberculose miliar (doença se espalha dentro do corpo e gera pequenas lesões na pele) em mais de 80%. 

Esta vacina faz parte do Programa Nacional de Imunização, podendo ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde e nos serviços privados de vacinação. Deve ser tomada em dose única, a partir do nascimento até antes da criança completar 4 anos de idade. Além disso, é importante ressaltar que estrangeiros não vacinados e que estão de mudança para o Brasil, assim como pessoas que convivem com portadores ativos da hanseníase (antiga lepra), também devem tomar a vacina independente da idade. 

No local da aplicação (braço direito), é normal formar uma cicatriz já esperada, com cerca de 1 cm. Começa com uma mancha vermelha no local da aplicação, evoluindo para uma pequena úlcera, até a cicatrização. Lembre-se que não se deve colocar nenhum produto, medicamento ou curativo sobre esta úlcera, pois é uma reação esperada da vacina.

Vacina pode salvar vidas! Cuide de você e de quem está próximo a você. Quem ama cuida! E para mais informações e dicas não deixe de seguir as nossas redes sociais: Instagram e Facebook

Referências:

https://eurofarma.com.br/artigos/para-que-serve-a-vacina-bcg .  Acessado em 07/06/2021

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-bcg . Acessado em 07/06/2021

http://saude.rs.gov.br/tuberculose . Acessado em 07/06/2021

https://labchecap.com.br/vacina-bcg-conheca-uma-das-primeiras-vacinas-da-vida-do-bebe . Acessado em 07/06/2021

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Newsletter

Receba nossas dicas e notícias por e-mail

    Nossas Marcas

    NEOPLAST
    NEO VACCUM I
    ROLLMED
    Topscien
    Neolab Import
    Neolab Odonto
    Whatsapp